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Leguminosas: a grande fonte de proteína vegetal



Apesar do nome lembrar os legumes, as famosas leguminosas são grãos encontrados em vagens. As leguminosas são alimentos ricos que possu


em pouca gordura e muita fibra.


Existem diversos tipos de leguminosas, algumas fáceis de encontrar em mercados e feiras, outras nem tanto. Vamos conhecer agora as mais comuns:


Feijão: Um dos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, o feijão é rico em ferro, fibras e proteínas, e pode ser encontrado em diversas variedades, como preto, fradinho, branco e verde, cada um com suas propriedades específicas. Ele também pode ser consumido como broto de feijão.


Ervilha: Muito usada em dietas vegetarianas, as ervilhas são alimentos versáteis, e podem ser adicionadas a diversas receitas.



Lentilha: É uma ótima fonte de proteínas, e pode ser usada em várias receitas vegetarianas e veganas, como o hambúrguer de lentilha.


Grão de bico: Além de ser uma ótima fonte de proteínas, o grão de bico é considerado por muitos como um antidepressivo natural, e estudos mostram que ele estimula a produção de neurotransmissores, substâncias que ajudam a controlar o humor.


Nutrientes das Leguminosas


Os tipos e as quantidades dos nutrientes presentes nas leguminosas vão variar conforme a espécie e o modo de preparo. Mas de forma geral pode-se dizer que leguminosas são ricas em:


Minerais, como Ferro, Zinco, Cálcio, Fósforo e Potássio;

Fibras alimentares;

Vitaminas do complexo B (em especial a B1, ou tiamina) e ácido fólico;

Proteínas.



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