Blog do Cambuí

traco caligraf.png

Fique informado das novidades, dicas e sugestões

Escondidinho de Carne Moída


Uma camada de carne seca desfiada entre camadas de purê de aipim . “A ideia é mesmo esconder a carne como uma surpresa, um prêmio”, opina Raul Lody, antropólogo e estudioso da culinária brasileira autor do livro Brasil Bom de Boca (Editora Senac).

A receita, de tão certeira, conquistou adeptos e variações em todo o Brasil. Esconde-se de tudo: Costela, camarão, carne moída, frango, bacalhau, frutos do mar, legumes. Para a cobertura também há variações: purê de batata, mandioquinha, abóbora, inhame…

O jogo do esconde-esconde é simples, indica Marcella do Senac. “Basta um bom refogado com carnes ou legumes de sua preferência, uma cobertura de algum purê que combine e forno pra gratinar”. Vale incrementar com queijos das mais diversas variedades.

ESCONDIDINHO DE CARNE MOIDA Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo 600g de carne moída (patinho,acém, paleta) 2 dentes de alho picados 1 cebola grande picada 2 tomates maduros picados Sal, pimenta do reino e salsa a gosto 50g de queijo parmesão ou mussarela ralado para polvilhar Purê: 1,2kg de batata descascada Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto 1/2 xícara (chá) de leite quente 3 colheres (sopa) de creme de leite 1 colher (sopa) de margarina Como fazer: Cozinhe a batata em água fervente com sal por 15 minutos. Escorra e passe ainda quente pelo espremedor Acrescente o leite, o creme de leite, a margarina, sal, pimenta, noz moscada e mexa com uma colher ou bata na batedeira até obter um purê liso e reserve. Aqueça uma panela com o óleo e refogue a carne moída por 5 minutos ou até secar a água Adicione o alho, a cebola e refogue dourar. Acrescente o tomate, sal, pimenta, misture e desligue Despeje em um refratário redondo médio, e cubra com o purê Polvilhe com o queijo e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até gratinar. Se desejar, polvilhe com salsa picada.

Destacadas